quarta-feira, 26 de outubro de 2011

SUICÍDIO DE VARGAS 1954 - POST 8

SUICÍDIO DE VARGAS – 1954



1951

- Em  31 de janeiro de 1951 , Getúlio Vargas toma posse na Presidência da República , no Palácio do Catete, sucedendo o presidente Eurico Gaspar Dutra.

O seu mandato presidencial deveria estender-se até 31 de janeiro de 1956.

1954

- Em 1954 ,  crescem as acusações de corrupção contra  membros do governo e pessoas próximas a Getúlio . O caso mais notório  de irregularidades  foi a apuração da comissão parlamentar de inquérito (CPI) sobre o jornal "Última Hora",  de Samuel Wainer que teria recebido dinheiro do Banco do Brasil para apoiar Getúlio .

- Na madrugada de 5 de agosto de 1954 , um atentado a tiros de revólver , em frente ao edifício onde residia Carlos Lacerda , em Copacabana, no Rio de Janeiro, mata o major Rubens Florentino Vaz, da Força Aérea Brasileira (FAB), e fere, no pé, Carlos Lacerda, jornalista e ex-deputado federal da UDN, que fazia ferrenha oposição a Getúlio. O episódio passa a ser conhecido como  O  Atentado da Rua Tonelero” ,  que tem versões diferentes .

Gregório Fortunato , chefe da guarda pessoal de  Vargas , é acusado de ser o mandante do atentado , executado por  Alcino João Nascimento e  Climério Euribes de Almeida .

Instala – se uma grave crise política e militar  porque , a FAB, à qual o maj.  Vaz pertencia , tinha como seu grande líder  o brig. Eduardo Gomes, da UDN , que Getúlio derrotara nas eleições de 1950.

-  8 de agosto de 1954 , é  extinta a Guarda Negra ,criada para a segurança de Getúlio , em maio de 1938 ,  após um ataque de partidários do integralismo ao Palácio do Catete.

- 12 de agosto de 1954 , a partir desse dia   a investigação passou a ser comandada da base aérea da FAB no Galeão,   que ficou conhecida como a "República do Galeão", pela amplitude dos poderes de que dispunha .

- 13 de agosto de1954 ,  Alcino é capturado .

- 17 de agosto de 1954 , Climério é detido .

Por causa das repercussões  intensamente negativas do  crime da rua Tonelero , Getúlio é pressionado, pela imprensa , políticos e  militares , a  licenciar-se da presidência ou  renunciar  ao  mandato  .

-  22 de agosto de 1954 , o Manifesto dos Generais  pede a renúncia de Getúlio. O documento é assinado por 19 generais de Exército, entre eles , Castello Branco , Juarez Távora e Henrique Lott .

-  23 de agosto de 1954 ,  é realizada uma reunião ministerial presidida por  Getúlio , na qual é  aconselhado, por seus ministros , a se licenciar da presidência .

Getúlio concorda em se licenciar, sob condições, que constavam da nota oficial da Presidência da República divulgada naquela madrugada.

-  24 de agosto de 1954 , entre 8h25 e 8h40 da manhã ,  Getúlio Vargas , no seu quarto de dormir , se suicida com um tiro no coração , deixando  uma Carta - Testamento  , dirigida ao povo brasileiro .




Nenhum comentário:

Postar um comentário