SUICÍDIO DE VARGAS – 1954
1951
- Em 31 de janeiro de 1951 , Getúlio Vargas toma posse na Presidência da República , no Palácio do Catete, sucedendo o presidente Eurico Gaspar Dutra.
O seu mandato presidencial deveria estender-se até 31 de janeiro de 1956.
1954
- Em 1954 , crescem as acusações de corrupção contra membros do governo e pessoas próximas a Getúlio . O caso mais notório de irregularidades foi a apuração da comissão parlamentar de inquérito (CPI) sobre o jornal "Última Hora", de Samuel Wainer que teria recebido dinheiro do Banco do Brasil para apoiar Getúlio .
- Na madrugada de 5 de agosto de 1954 , um atentado a tiros de revólver , em frente ao edifício onde residia Carlos Lacerda , em Copacabana, no Rio de Janeiro, mata o major Rubens Florentino Vaz, da Força Aérea Brasileira (FAB), e fere, no pé, Carlos Lacerda, jornalista e ex-deputado federal da UDN, que fazia ferrenha oposição a Getúlio. O episódio passa a ser conhecido como “O Atentado da Rua Tonelero” , que tem versões diferentes .
Gregório Fortunato , chefe da guarda pessoal de Vargas , é acusado de ser o mandante do atentado , executado por Alcino João Nascimento e Climério Euribes de Almeida .
Instala – se uma grave crise política e militar porque , a FAB, à qual o maj. Vaz pertencia , tinha como seu grande líder o brig. Eduardo Gomes, da UDN , que Getúlio derrotara nas eleições de 1950.
- 8 de agosto de 1954 , é extinta a Guarda Negra ,criada para a segurança de Getúlio , em maio de 1938 , após um ataque de partidários do integralismo ao Palácio do Catete.
- 12 de agosto de 1954 , a partir desse dia a investigação passou a ser comandada da base aérea da FAB no Galeão, que ficou conhecida como a "República do Galeão", pela amplitude dos poderes de que dispunha .
- 13 de agosto de1954 , Alcino é capturado .
- 17 de agosto de 1954 , Climério é detido .
Por causa das repercussões intensamente negativas do crime da rua Tonelero , Getúlio é pressionado, pela imprensa , políticos e militares , a licenciar-se da presidência ou renunciar ao mandato .
- 22 de agosto de 1954 , o Manifesto dos Generais pede a renúncia de Getúlio. O documento é assinado por 19 generais de Exército, entre eles , Castello Branco , Juarez Távora e Henrique Lott .
- 23 de agosto de 1954 , é realizada uma reunião ministerial presidida por Getúlio , na qual é aconselhado, por seus ministros , a se licenciar da presidência .
Getúlio concorda em se licenciar, sob condições, que constavam da nota oficial da Presidência da República divulgada naquela madrugada.
- 24 de agosto de 1954 , entre 8h25 e 8h40 da manhã , Getúlio Vargas , no seu quarto de dormir , se suicida com um tiro no coração , deixando uma Carta - Testamento , dirigida ao povo brasileiro .
Nenhum comentário:
Postar um comentário