quinta-feira, 27 de outubro de 2011

DEPOSIÇÃO DE JOÃO GOULART - 1964 - POST 9

DEPOSIÇÃO DE JOÃO GOULART – 1964      



1963 – Durante esse o  ano , cresce sensivelmente a politização entre os setores hieráquicos mais baixos das Forças Armadas ( sargentos  , cabos , soldados e marinheiros  ) .

12 de setembro de 1963 -   Irrompe em Brasília , uma Rebelião de Sargentos da Aeronáutica e da Marinha , inconformados com o Supremo Tribunal Federal (STF) ,  por não reconhecer a elegibilidade dos sargentos para o Legislativo. A insubordinação  é  debelada , mas a   leniência  do Presidente João Goulart ( Jango ) desagrada os militares pela   quebra de hierarquia e da disciplina das Forças Armadas. 

O gal. general Peri Bevilacqua, comandante do II Exército,  divulga ordem-do-dia contra a rebelião dos sargentos, e denuncia a infiltração esquerdista  do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT) nos quartéis . Em seguida , o general é  exonerado do comando .

Outubro  de  1963 -  Numa entrevista do governador do Estado da Guanabara , Carlos Lacerda , a Los Angeles Times , que tem grande  repercussão , ataca violentamente Jango  e critica também os chefes militares. Estes  solicitam ao presidente a decretação de estado de sítio , mas  o pedido, encaminhado ao Congresso Nacional,  é  retirado .

13 de março de 1964 - Em frente à sede da Estrada de Ferro Central do Brasil , ocorre o  Comício da Central,  que reúne cerca de 150 mil pessoas , representantes de   sindicatos , associações de servidores públicos , órgãos classistas ,   estudantes , etc.  em apoio  a Goulart .

O presidente, em seu discurso, anuncia uma série de medidas, entre as quais um decreto encampando as refinarias de petróleo privadas e outro desapropriando terras às margens de ferrovias e rodovias federais . Esses decretos provocam  forte reação dos setores conservadores e contribuirão significativamente para a derrubada de Jango  .

19 de março de 1964 -  Em São Paulo , é organizada a Marcha da Família com Deus pela Liberdade , para  mobilizar a opinião pública contra  Jango , que estaria tentando  a implantação do  Comunismo no Brasil.

20 de março de 1964 -  O gal . Humberto Castello Branco, chefe do Estado-Maior do Exército, envia uma circular reservada aos oficiais do Exército, advertindo contra as ameças  de i comunismo ao Brasil .

 28 de março, de 1964 - Irrompe a Revolta dos Marinheiros e Fuzileiros Navais ,  no Rio. Goulart recusa-se a punir os insubmissos, alojados  no Sindicato dos Metalúrgicos, provocando  a indignação dos oficiais da Marinha .

 30 de março de 1964 -  Jango comparece , como convidado de honra , a uma festa promovida pela Associação dos Sargentos e Suboficiais da Polícia Militar,  no Automóvel Clube do Brasil. Na ocasião, denuncia a existência de uma poderosa campanha golpista  contra o seu governo .

31 de março - Na madrugada desse  dia  , em Juiz de Fora ( MG ) , o gal.  Olímpio Mourão Filho inicia a Revolução de 1964 , com a movimentação das   tropas mineiras sob seu comando .

 No final da tarde , o general Peri Bevilacqua alerta o presidente Jango  para a necessidade de ele optar imediatamente entre as Forças Armadas e os Sindicatos.

1º de abril de 1964 -  Jango retorna do Rio  a Brasília e , de lá , viaja  para o Rio Grande do Sul . Brizola sugere um  movimento de resistência ao golpe , mas Goulart não acata , para evitar "derramamento de sangue" entre brasileiros . Jango exila - se no Uruguai .










Nenhum comentário:

Postar um comentário